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Análise da Concorrência

Dicas de marketing digital

Análise da Concorrência

Você sabe a importância da ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA?


Análise da Concorrência

Um dos maiores erros das empresas é não analisar sua concorrência.
Uma análise bem minuciosa é essencial para que você possa entender o comportamento do seu público alvo.
Você precisa saber alguns pontos que são importantes na decisão de compras do seu cliente.

Se você está ingressando no mundo virtual, procure saber antes:

1 - Quem são seus concorrentes?

Não adianta você saber quem são seus concorrentes com lojas físicas sendo que você venderá online (mundo virtual). Você precisa saber quais concorrentes estão vendendo online. Faça uma pesquisa rápida no Google e você descobrirá sobre eles.

2 - O valor que sua empresa pratica é compatível com o valor da concorrência?

Esse é um erro muito comum de quem ingressa no meio virtual. Achar que o preço praticado no meio físico é o mesmo que no meio virtual.

Se você quer vender online, procure saber o valor praticado com produtos iguais ou similares ao seu.
Ex: se você vende celular, pesquise pelo mesmo modelo na internet. Você saberá se o valor que você pratica é compatível ou não com o mercado.

3 - Você consegue praticar um valor abaixo da concorrência?

Um dos quesitos mais importantes na decisão de compras online é, certamente, o preço.

Quem pesquisa sobre um determinado produto ou serviço, quer comparar tudo em relação aos mesmos.

Sabemos que SERVIÇOS é algo mais difícil de mensurar, porque é um bem intangível. Mas quanto trata-se de PRODUTOS, o ideal é bater a concorrência pelo menos no início.

Depois de algum tempo vendendo online, a sua marca passa a ter mais força do que o preço.

4 - Sua empresa consegue entregar no mesmo prazo ou inferior à concorrência?

Vivemos a era do IMEDIATISMO. Trabalhar com prazos reduzidos na entrega dos serviços ou produtos é outro fator determinante na decisão de compra do cliente. 

Ninguém mais quer esperar mais do que 2 semanas para receber um produto. Cumpra os prazos que você promete, mas tente, sempre, surpreender seu cliente. Tente entregar antes do prazo. 

Certamente seu cliente ficará mais satisfeito.

5 - Quais são os principais canais onde seus concorrentes anunciam?

Raciocine assim: se seu concorrente anuncia no Facebook, por exemplo, é porque tem retorno anunciando nesse canal.

Não adianta você ter os melhores e mais tecnológicos aparatos de pesca se não souber onde está o cardume.

Mais importante do que saber onde seus concorrentes anunciam, é saber o por quê anunciam em determinados canais. Assim você poderá montar uma estratégia e criar suas campanhas de uma forma mais eficaz.

6 - Quais são os pontos fracos do seu concorrente?

Saber os pontos fortes do seu concorrente não é uma tarefa tão difícil. Mas saber os pontos fracos é mais complicado.

No entanto, quando você consegue descobrir quais pontos deixam os clientes do seu concorrente insatisfeitos, você pode conseguir capturar esses clientes “corrigindo” esses pontos fracos e os transformando em pontos fortes da sua empresa.

Ex: sua empresa vende calçados. Você e seu concorrente trabalham com as mesmas marcas. Seu concorrente vende muito mais que sua empresa. No entanto, os clientes do seu concorrente demonstram uma certa insatisfação no pós vendas. 
Você deve criar um canal de comunicação com seu cliente muito mais eficaz do que de seu concorrente. Assim poderá atrair esses clientes insatisfeitos para sua empresa.

Fonte: ARTE NOVA WEB


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