ARTE NOVA WEB - Estudo de Público Alvo

Estudo de Público Alvo

Dicas de marketing digital

Estudo de Público Alvo

Para quem sua empresa vende? Você sabe onde seu cliente está?


Estudo de Público Alvo

Você realmente sabe onde seu cliente está? Sabe o que ele quer?

Muitas empresas fecham as portas por não conseguirem colocar seus produtos no mercado.

Isso acontece por vários fatores. Mas o principal é não achar os clientes certos.

É muito melhor descobrir as necessidades de seu cliente para oferecer uma solução do que tentar “empurrar” o que você quer vender.

Antes de entrar em qualquer negócio, pesquise o público que consome seus serviços ou produtos.

Saiba qual o comportamento do seu cliente, suas reais necessidades, onde ele navega, quais tipos de site visita, quais redes sociais está mais presente, etc.

 

Ex.:

O Sr. José quer abrir uma churrascaria. O problema é que não tinha onde abrir, já que os principais polos gastronômicos da cidade já estavam sem vaga. Então acabou achando uma grande oportunidade. Descobriu um estabelecimento vago em um bairro onde a maioria dos moradores eram de classe A e B.

Então o Sr. José agarrou a oportunidade e montou sua churrascaria lá mesmo, visando vender para esse público. Estava muito animado e tinha certeza que ganharia muito dinheiro.

Mas, 3 meses depois, teve que fechar as portas porque poucas pessoas frequentaram o estabelecimento.

A princípio o Sr. José achava que a qualidade do seu cardápio não agradou ao público.

Tempos depois descobriu que, naquele bairro, 72% dos moradores eram veganos ou vegetarianos.

Concluímos que, nesse caso, faltou fazer um estudo da cultura regional. Um simples formulário com algumas perguntas e respostas. Uma pequena falha que pode custar muito caro.

Procure estudar problemas regionais e passe a vender soluções.

 

Aqui vai uma dica de COMO DEFINIR SEU PÚBLICO ALVO

Como definir o público-alvo de sua empresa?!

Do que adianta criar ótimos produtos, construir boas campanhas de marketing, investindo tempo e dinheiro, se o seu público não tem interesse nessas soluções?

O público-alvo representa os potenciais clientes, ou seja, aqueles consumidores que podem ter interesse nas soluções apresentadas, vindo a se tornar clientes.

Definir, entender e conhecer seus alvos são etapas necessárias para criar uma sinergia entre empresa e consumidor e, dessa forma, poder atender suas necessidades.

Para a definição do público-alvo, separamos 4 dicas importantes:

 

1. Pesquise o mercado

Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso.

Pesquise como a concorrência atua, como são seus produtos, os diferenciais, como é a forma de atendimento ao público, onde os funcionários estão presentes, quais canais de comunicação utilizam, a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

Feiras e exposições são interessantes, pois reúnem a maioria das empresas do ramo e mostram como os consumidores se interessam pelas soluções.

Para analisar o mercado, comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor. Você pode fazer experiências de compra nos concorrentes para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, procurando por oportunidades não aproveitadas.

Ao conhecer bem o mercado que você atua ou que deseja entrar, fica mais fácil definir o seu público-alvo.

 

2. Converse com as pessoas interessadas

 Quando se tem o objetivo de definir o público-alvo, é muito importante fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Se você já tem um produto definido e quer conhecer as melhores formas de divulgá-lo, essa pesquisa vai ajudar bastante.

O primeiro ponto é imaginar quem seriam os maiores beneficiados com o item criado. Então, você pode utilizar as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contato.

Converse, peça a opinião sincera do público e ouça o que eles têm a dizer. Uma boa pesquisa pode ajudar a refinar o seu produto e a economizar bastante em alterações futuras.

Além disso, com a pesquisa você obterá dados importantes sobre os potenciais clientes, como as suas necessidades, a melhor linguagem para abordá-los, como eles usam e avaliam as opções já existentes, entre outras definições importantes.

 

3. Crie grupos de segmentação

Imagine que você desenvolveu um produto bom, que pode ser a solução para muitas pessoas. Para divulgá-lo, você observou que será necessário educar o mercado, mostrando as aplicações do produto e o que ele é capaz de proporcionar.

Porém, você observou que dentro do seu público-alvo há consumidores que já têm esse conhecimento e que anseiam por conteúdo mais específico, para tirar dúvidas. Como então gerar materiais para esses dois grupos?

O primeiro passo é realmente criar a segmentação. Ela pode ser pelo nível de conhecimento da solução proposta, como comentado acima, ou alguma outra característica, como idade, profissão, linguagem, etc.

Criados os grupos, você deve entender a necessidade de cada um e produzir os conteúdos que atendam a cada conjunto, sempre tentando aprofundar mais sobre o assunto trabalhado.

 

4. Defina a sua persona

 Apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. Vamos usar um exemplo:

Seu público-alvo corresponde a engenheiros de 30 a 40 anos que trabalham em grandes empresas, e cuja renda mensal varia de R$5.000,00 a R$15.000,00.

Só com essas informações, você acha que é possível customizar suas campanhas de marketing para atingir esses consumidores? Provavelmente não.

Mas e se formos mais a fundo? Seu alvo trabalha em uma empresa com chefes autoritários, que não aceitam novas propostas, e ele precisa mostrar dados concretos para gerar mudanças de pensamento e, assim, aplicar novas tendências.

Ele tem muita facilidade com números e constrói relatórios convincentes; é casado, pai de um filho e quer alcançar uma posição de destaque na empresa para aumentar os seus vencimentos e conseguir comprar uma casa maior.

Percebeu como a segunda definição foi mais específica e detalhada? Pois essa é a construção de uma persona, ou seja, a personificação de um cliente ideal.

Com esses dados, você pode otimizar suas estratégias e construir um produto e uma forma de divulgação específica para realmente atrair clientes.

 

Para ficar claro, confira, a seguir, a diferença entre público-alvo e persona:

Público-alvo

·       definição ampla;

·       não se refere a alguém específico;

·       não trata sobre hábitos;

·       grupo de pessoas que podem se interessar pelos produtos.

Persona

·       definição específica;

·       personagem específico;

·       detalhes sobre hábito e trabalho;

·       consumidor ideal.

 

Conheça seu público ideal para otimizar suas ações

Como vimos em nosso artigo, definir o público-alvo é uma etapa importante do planejamento de um negócio e possibilita a criação de estratégias mais eficientes a partir do conhecimento das características e interesses dos consumidores.

Como parte do processo de definição, você deve pesquisar o mercado, conversar com as pessoas interessadas, criar grupos de segmentação e definir a persona.

É importante que fique bem clara a definição de persona, que se difere do público-alvo: ela traz informações mais específicas, que ajudarão nas tomadas de decisão.

Seguindo essas dicas, você será capaz de criar boas formas de divulgação, atraindo o público certo e obtendo boas vendas.

Fonte: ARTE NOVA WEB


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