ARTE NOVA WEB - Redes sociais e a importância de seus influenciadores

Redes sociais e a importância de seus influenciadores

Dicas de marketing digital

Redes sociais e a importância de seus influenciadores

Laço social é o nível e a intensidade de conexão que há entre os atores durante a troca de mensagens. Em outras palavras, o laço é a efetivação e sedimentação da conexão entre as partes, sendo baseado em proximidade, frequência de contato, fluxo de informações e suporte emocional para situação de conflito ou mesmo cooperação.


Um ponto importante na discussão sobre os tipos de rede é que não há um formato mais adequado ou mais moderno a ser considerado em um projeto de marketing. Na realidade, em uma análise estrutural, os itens mais importantes são o fluxo de informação, o papel de cada ator na dinâmica social e o objeto de interesse partilhado.

Redes sociais

As redes sociais, principalmente as virtuais, são estruturas dinâmicas. Assumindo uma perspectiva corporativa, o lançamento de um novo produto, a modificação da política de precificação ou mesmo a falta de posicionamento em uma situação delicada podem ocasionar novos debates e demandas dos públicos de interesse de uma organização, reconfigurando assim toda a dinâmica das redes sociais com que tem algum tipo de interface.

Tendo em vista as diversas definições existentes, podemos afirmar que capital social é a soma dos recursos ou recursos incorporados às redes de relações entre indivíduos, comunidades, outras redes ou sociedades, existindo, portanto, somente por meio de relações interpessoais.

Alguns aspectos do capital social são comumente mencionados por diversos autores. Vejamos:

  • as estruturas ou redes sociais são baseadas, fundamentalmente, nas relações entre os membros de uma rede;
  • as estruturas oferecem, em certo sentido, uma vantagem competitiva para os indivíduos dentro, fora ou entre as redes e
  • as estruturas atuam como facilitadores do acesso a recursos potenciais ou reais, e melhoram certas ações coordenadas.

Bridging social

O bridging social capital refere-se a conexões mais horizontalizadas, como ocorre nas relações entre amigos de amigos, colegas de colegas, etc. Em outras palavras, tem relação com a capacidade de criação de pontes entre grupos de gerações, culturas e hábitos diferentes que, em outra situação, possivelmente não teriam qualquer tipo de contato. Em função dessa capacidade de conexão, a difusão de mensagens e ideias ganha mais potência e possibilidade de ocorrer de maneira plena, como o desejado em projetos de marketing viral.

Os formadores de opinião ou influenciadores são indivíduos que possuem grande responsabilidade na manutenção da estrutura social. Por meio de notoriedade, alto grau de relacionamento e alinhamento com as normas sociais da comunidade, possuem destaque nos processos de difusão de mensagens.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas


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